
“Salga - uma expedição alimentar litorânea”, é um projeto que pesquisa e mergulha na cultura alimentar caiçara.
A expedição parte em busca de histórias, personagens, ritos e preparos em volta do fogão. Memórias lavadas em suor e sal, com cheiro de maresia e mangue, compassadas no tempo como chuva na mata atlântica. Salga se vê submerso nos profundos enredos que tangem a cultura alimentar do litoral paulista, resistentes no tempo-espaço entre o ancestral e o contemporâneo.
Navegamos por essa saga salgada, pesquisando e documentando a partir de fotos e de registro audiovisual, histórias de culinárias de resistência por territórios plurais: na Baixada Santista, no Vale do Ribeira, no litoral norte e no litoral sul paulista, recortes locais que serpenteiam as veias desta costa extensa e diversa.
Criando um mosaico vivo de memórias mareadas, passamos pela Aldeia Tapirema, na Terra Indígena Piaçaguera; pelo Quilombo Mandira, em Cananéia; pela Horta Bons Frutos, na periferia santista; pelas Bananeiras da Rio-Santos, no Caruara; e pelo Itapema, no Guarujá.
O litoral é plural, é origem, presente e futuro. Tem gosto de sal, de areia, de mata e de sol.
A alimentação é cultura que marina a resistência e a resiliência desses povos, cozinhando identidades e ancestralidades.
A expedição do gosto caiçara está em ponto de partida.
Vamos nos servir?